Jul 15, 2025
Por muito tempo tive dificuldade de manter uma rotina literária. O ato de ler era algo cansativo, que envolvia muitas etapas: comprar um livro torcendo para que ele viesse com uma boa tipografia e diagramação, a preocupação de ler sempre em um lugar bem iluminado, ter que carregar mais um peso comigo - tornando inviável eu ler algo grande de maneira mais flexível. Todas essas preocupações me causavam uma fadiga literária imensa. Felizmente, tudo isso mudou.
Descobri nos e-books uma alternativa. A ideia de ler algo sem se preocupar com questões editoriais como o tamanho do livro, cor da página e tipografia me agradou muito. Então comecei a ler livros pelo celular, o que era agradável graças à tela OLED. Entretanto, além de ser fácil perder o foco, eu não conseguia separar o ato de ler do ato de mexer no celular, tornando a experiência pouco imersiva.
Sempre via pessoas - dentro e fora do meu círculo social - tendo opiniões positivas sobre e-readers (principalmente o Kindle). Mesmo reconhecendo as inúmeras vantagens, confesso que demorei um pouco para me convencer de que realmente valia a pena. Um pouco pelo conceito, mas principalmente pelo preço
Até que chegou um momento em que decidi arriscar. Passei um tempo me organizando, e finalmente, adquiri um Kindle. Assim, gostaria de compartilhar minha experiência com o produto com um pouco mais de um semestre de uso
OBS: Essa análise será baseada na minha experiência com o modelo Paperwhite de 11º Geração.
O Kindle é o leitor digital da Amazon. O maior diferencial dessa categoria de dispositivos está na tela, que geralmente possuem a tecnologia e-ink, que simula o papel, oferecendo uma leitura confortável, mesmo sob luz natural intensa — sem precisar acionar a iluminação embutida. Isso o torna muito menos cansativo para os olhos, especialmente se comparado às telas de LED que usamos o tempo todo.
Além da tela, o fato do dispositivo ser dedicado à leitura ajuda o leitor a manter o foco no conteúdo. O sistema do Kindle é consideravelmente limitado. Há possibilidade de desbloqueio e adição de novas funcionalidades, mas gosto das limitações por estar alinhado com o que eu espero do dispositivo.
Entretanto, o Kindle online me incomoda. A interface exibe recomendações da loja da Amazon e do Kindle Unlimited mesmo quando você não é assinante. É poluído para um dispositivo que deveria oferecer imersão. Por isso, prefiro usá-lo offline.
Para transferir livros, a Amazon oferece “Send to Kindle” para seus dispositivos. Funciona bem, mas é preciso estar conectado. Por isso, uso o software Calibre, que considero excelente para organizar minha biblioteca. Ele permite conversões, ajustes de metadados e edição (caso o arquivo não tenha DRM). Meus formatos preferidos são EPUB e AZW3, por serem mais flexíveis e personalizáveis que o KFX, por exemplo.
É verdade, a bateria desses aparelhos dura bastante tempo. Tendo um uso equilibrado no modo avião e brilho baixo, consigo uma média de menos de 10% por semana.
Com o dispositivo, meu ritmo de leitura melhorou bastante. Aqueles obstáculos iniciais deixaram de existir, provando que o que me impedia era a falta de praticidade e os inúmeros obstáculos até conseguir, de fato, mergulhar na leitura.
Ainda usufruo de transporte coletivo. E convenhamos, é muito mais prático e discreto segurar uma tela do que um livro. Estando sentado ou mesmo em pé. Isso faz com que eu possa encaixar o dispositivo em qualquer intervalo do meu dia.
Em relação aos acessórios para o aparelho, uma capa carteira já é o suficiente para garantir estética e segurança. Dê prioridades a capas de silicone, as de plástico podem arranhar a parte externa do aparelho, tenho essa.
Eu acredito que o Paperwhite seja o maior custo benefício - independente da geração. A diferença de preço em relação ao modelo base vale a pena, já que o Paperwhite oferece melhorias em construção, fluidez, tamanho e iluminação.
Então sim. Se você quer ter uma experiência com leitura mais confortável e prática, compensa a aquisição de um e-reader. Dou destaque ao Kindle por ser o mais acessível no Brasil. Na data de publicação deste texto, está acontecendo a Prime Day. Onde acredito que seja o melhor momento para você adquirir um. Caso decida comprar, abaixo estão os links dos modelos base e Paperwhite. Comprando por eles, você estará apoiando diretamente meus textos.
Kindle Paperwhite (Última Geração)
Lembre-se: Ler é uma ferramenta poderosa de crescimento. Encontre conteúdos que te interessem, que te façam evoluir — e, acima de tudo, que te deem prazer.